sábado, 30 de outubro de 2010

Mark Zuckerberg: O inventor de um universo paralelo


Por gostar de "construir coisas", conseguiu aproximar o mundo. Criador do Facebook, Mark Zuckerberg juntou 500 milhões de pessoas num único sítio. Dizem que é o próximo Bill Gates.


Tem uma página no Facebook? No campo de pesquisa escreva Mark Zuckerberg. Na coluna da esquerda filtre os resultados: clique em "pessoas". Olhe para a primeira entrada da lista. "Nome: Mark Zuckerberg. Redes: Harvard e Facebook." Já encontrou? É ele. Ele imaginou e criou a página à qual acabou de aceder. Fez que, em dois segundos, possa descobrir e enviar uma mensagem a alguém que esteja do outro lado do Atlântico ou mesmo do outro lado do mundo.

"Muito engraçado, mas não tenho Facebook." Não tem? De certeza que conhece alguém que usa esta rede social: um irmão, filho, colega, amigo, namorado? Uma em cada 14 pessoas no mundo acede ao site que um miúdo, na altura com 19 anos, criou em 2004 no quarto de uma residência de Harvard com a ajuda de colegas de faculdade.

Se seguiu as instruções do primeiro parágrafo, já sabe quais são os principais interesses pessoais de Zuckerberg . São visíveis a todos os utilizadores. Mesmo aos que não fazem parte da lista de amigos deste jovem multimilionário. Está a pensar: "Já tinha dito que não tenho Facebook?" Tudo bem. "Minimalismo, construir coisas, partir coisas, fluxo de informação, revoluções". São estes alguns dos interesses que pode ler no perfil de "Zuck". É assim que é conhecido entre amigos o rapaz que invariavelmente usa T-shirts cinzentas, calças de ganga, é fiel aos seus chinelos Adidas e frequenta aulas de mandarim.

Se passarmos os olhos por outros gostos deste nova-iorquino de 26 anos, actualmente a viver na Califórnia, reparamos que, curiosamente, é fã de The West Wing, Os Homens do Presidente em Portugal. O argumento desta série da NBC, que retrata essencialmente o trabalho do staff de um presidente dos EUA, foi escrito por Aaron Sorkin. O mesmo homem que elaborou o guião de The Social Network, que estreia em Portugal na próxima quinta-feira com o nome A Rede Social.

O que há de curioso nisto é que Zuckerberg nunca se disponibilizou para colaborar na realização deste filme, que conta a história da criação da rede social e os processos legais em que esta esteve envolvida.

Consta, aliás, que quando soube que a sua história ia ser transportada para o grande ecrã, terá dito: " Só queria que ninguém fizesse um filme sobre mim enquanto eu estiver vivo." Sorkin tem recebido algumas críticas por supostamente não ter retratado de forma exacta os factos. O argumentista diz que nunca pretendeu fazer um documentário.

Zuckerberg aparece no filme como um caloiro de Harvard inseguro, insensível e à procura de uma maneira de entrar nos clubes de elite da universidade. O antigo estudante de ciência computacional - Zuckerberg desistiu do curso para se tornar no director executivo do Facebook - diz que o seu objectivo nunca foi esse.

Filho de uma psiquiatra e de um dentista, Mark, considerado um génio da programação, começou desde muito cedo a inventar os mais variados programas informáticos. Desde um simples software para o consultório do pai a um leitor de mp3 que percebia os gostos musicais do utilizador.

Já em Harvard, decidiu que era preciso criar uma plataforma online em que os estudantes pudessem comunicar entre si. Uma ideia reivindicada por três colegas que na altura lhe pediram ajuda para um projecto semelhante. No filme, o personagem argumenta em seu favor da seguinte forma: "Uma pessoa que constrói uma cadeira não deve dinheiro a todas as pessoas que algum dia construíram uma." Numa das cenas, dirigindo-se em tribunal aos colegas que apresentaram queixa por, alegadamente, Zuckerberg lhes ter "roubado a ideia", diz simplesmente: "Se vocês fossem os inventores do Facebook, teriam inventado o Facebook".

Quando um jornalista da revista The New Yorker lhe perguntou se é a mesma pessoa em frente a uma multidão ou quando está entre amigos, Zuckerberg limitou-se a responder sim. "Sou a mesma pessoa esquisita."

in"dn.sapo.pt"

Diego Armando Maradona faz hoje 50 anos e depois de uma carreira repleta de sucessos confirma-se como uma lenda do futebol mundial.


A 30 de Outubro de 1960, Buenos Aires, capital argentina, dava à luz aquele que viria a ser um dos génios do futebol mundial.


Controverso, mas eternamente deslumbrante dentro das quatro linhas, assim foi Maradona, o melhor jogador argentino de todos os tempos e certamente um dos maiores deste século.


Hoje comemora 50 anos e isso é, por si só, uma batalha ganha para um homem que ainda jogador esteve à beira da morte pela sedução inabalável pela cocaína. Recuperou, ganhou forças e o seu último desafio foi orientar a Argentina do seu coração no Mundial da África do Sul.


Acabou “traído”, reclama, mas nunca traiu aqueles que ansiavam por ver magia sair do seu pé esquerdo. Ficaram eternas as imagens do Mundial de 1986, ponto mais alto da sua carreira e em que se sagrou campeão do Mundo.


“A Mão de Deus” mudou o futebol e Maradona permanecerá para sempre como uma das suas maiores estrelas. Parabéns a “El Pibe”.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Polvo Paul morreu


O polvo Paul, que ficou célebre no Mundial2010 de futebol por acertar os vencedores dos jogos da Alemanha e já na fase a eliminar também de outras equipas, morreu.

"Parece que ele morreu de forma suave durante a noite, de causas naturais", explicou a direcção do aquário alemão.

O molusco, residente no aquário marinho de Oberhausen, tinha pouco mais de dois anos e meio, a esperança de vida de um polvo é de três anos, começou a ser notícia em todo o Mundo pela perfeição das suas previsões.

Inicialmente apenas usado para os jogos da Alemanha, o polvo Paul era colocado perante duas caixas, cada uma com mexilhões dentro, com os símbolos das selecções oponentes e aquela que escolhia foi sempre a vencedora.

Paul já tinha sido utilizado no Euro2008, falhando a previsão da final, em que a Espanha venceu a Alemanha.

A sua grande projecção aconteceu então na África do Sul, com o momento em que escolhia a caixa a passar em várias televisões mundiais, e Paul a "identificar" antecipadamente os vencedores.

O polvo "previu" a eliminação da Alemanha nas meias finais, frente à Espanha, num registo seguido por 20 televisões internacionais, e a conquista do terceiro lugar pelos germânicos.

Chamado a prever oito jogos do campeonato, o polvo Paul "adivinhou" ainda a vitória da Alemanha perante a Inglaterra, nos oitavos de final, e sobre a Argentina, nos quartos, além de apontar o campeão mundial Espanha, que venceria a Holanda.

Nascido em 2008 em Weymouth, em Inglaterra, antes de ser transferido para a Alemanha, Paul viu ser erguida em sua honra uma estátua em bronze com a sua imagem, além de ter sido nomeado "cidadão honorário" de Carballiño, em Espanha.

Também o aquário de Oberhausen beneficiou com a popularidade de Paul, aumentando as suas receitas com a "marca do polvo", nomeadamente com motivos em vestuário e em aplicações para telemóveis.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prostitutas em Espanha obrigadas a usar colete reflector


Mulheres que vendem sexo junto à estrada que circunda a cidade de Lérida, Catalunha, Espanha, estão a ser obrigadas pela polícia a usar coletes reflectores, ou são multadas em 40 euros.

A polícia local garante que a medida não visa perseguir estas mulheres, apenas tem objectivos de segurança rodoviária.

"Nos útimos meses multámos prostitutas por duas razões: por não usarem o colete reflector e por colocarem a segurança rodoviária em risco", disse um porta-voz da polícia.

Em Espanha, tal como em Portugal, é obrigatório o uso de colete reflector na estrada fora das localidades.

As prostitutas saíram recentemente da zona urbana de Lérida pois o município ilegalizou a prostituição de rua na localidade.

Agora é habitual ver várias mulheres numa rotunda da LL-11, todas vestidas com uma peça verde fluorescente.

Uma nova forma de sexo seguro...

domingo, 24 de outubro de 2010

Sony enterra o Walkman de fitas k7


A Sony informou que vai parar de produzir e distribuir o Walkman de fita cassete, após 30 anos de existência.

O último estoque foi enviado em abril deste ano e, uma vez esgotado, ninguém mais terá a chance de comprar um legítimo Walkman novinho, como aqueles que ficaram populares entre os anos 80 e 90.

Desde a criação do portátil, em 1979, até março deste ano, a Sony afirma ter vendido mais de 400 milhões de unidades no mundo inteiro, dos quais 200 milhões são modelos específicos para as fitas cassete.

domingo, 17 de outubro de 2010

Portugal já é o 9º país mais pobre da UE

De acordo com o Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (EU), em 2010, Portugal é o nono pais mais pobre dos 27.

Por cá, os últimos dados relativos à pobreza divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2009 (relativos a 2008) e apontam para quase 18 por cento da população em risco de pobreza. Mas todos acreditam que o número já foi há muito ultrapassado.

De acordo com o INE, os números relativos à pobreza até estavam a diminuir, mas a realidade alterou-se, com o desemprego acima dos 10 por cento e cada vez mais cortes nas prestações sociais. A população em risco de pobreza rondará já os 2,5 milhões de portugueses.

As instituições de solidariedade social garantem que o problema cresce a cada dia. Os novos pobres, aqueles que tendo emprego e uma vida estável deixam de ter condições para fazer face às despesas do dia-a-dia, são cada vez mais uma realidade. Os cortes de salário, aumento de IRS, aumento do IVA e cortes no abono de família, por exemplo vão certamente trocar as voltas a muitas famílias portuguesas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Refrigerantes, sumos, conservas e ginásios com IVA a 23%


Vários produtos são retirados da lista de bens essenciais, passando da taxa reduzida para a taxa normal. Também produtos com taxa intermédia vão ter subida.

Vários produtos considerados bens essenciais vão deixar de ter a taxa reduzida de IVA de 6% e vão passar a ser taxados a 23%. Esta é a proposta inscrita pelo Governo no documento preliminar do Orçamento do Estado (OE) a que a Agência Financeira teve acesso. Aliás, outros bens que tinham taxas intermédias, também passam para a taxa máxima.

A Coca-Cola, por exemplo, que chegou a ser alvo de polémica quando, em Maio deste ano, o Governo decidiu aumentar a taxa mínima de 5% para 6%, deixa de ser considerada bem essencial.

Dentro do novo escalão de 23% passam a estar: leites achocolatados, aromatizados, vitaminados e enriquecidos; bebidas e sobremesas lácteas; refrigerantes, sumos e néctares de frutos ou de produtos hortícolas, incluindo os xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos; conservas de carne, moluscos, frutas e produtos hortícolas; óleos alimentares; margarinas, aperitivos e «snacks».

Também utensílios de combate ao incêndio, flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas, bem como as plantas ornamentais, ficam com a taxa máxima.

Entre as conservas, só as de peixe continuam com a taxa de 6%. Com a taxa reduzida continuam os livros, folhetos e outras publicações não periódicas de natureza educativa, recreativa e desportiva.

Ainda em termos de IVA, a «prática de actividades físicas e desportivas» deixa de ser considerado bem essencial, passando a ter a taxa de 23%. Sendo assim, os ginásios perdem a regalia adquirida em 2008, restando saber se desta vez o consumidor é que vai pagar a diferença.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Escocês faz um golo do meio-campo!

É o golo da semana de jogos internacionais.

Chris Maguire, médio sub-21 da Escócia, teve a audácia de tentar a sua sorte do meio-campo e foi premiado com um golo de máximo esplendor. Tudo aconteceu na partida frente à Islândia, de qualificação para o Europeu de 2011 da categoria.

Maguire é jogador do discreto Kilmarnock, clube onde actuam os portugueses Rui Miguel e David Silva.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

E se a China comprasse a dívida portuguesa?

A China deve comprar dívida pública portuguesa, entre outras, para ajudar a Europa a sair da crise e para limitar a três por cento a valorização da divisa chinesa, defendeu hoje Wang Yong, académico do banco central chinês.

Num artigo de opinião que o jornal Securities Times hoje publica, Wang defende que a China deve formar alianças com outros países - incluído Portugal - para evitar que os Estados Unidos consigam reunir uma coligação para obrigar Pequim a valorizar o yuan - a moeda chinesa - acima dos três por cento.

Uma das formas de congregar este grupo de apoio é comprar dívida soberana de Portugal, Grécia, Irlanda e Itália, apoiando "activamente" a resolução da crise de dívida europeia, refere o académico, que ensina no centro de formação do Banco Popular da China (banco central).

Citando dados oficiais chineses, Wang refere que os sectores exportadores chineses só conseguirão enfrentar uma valorização entre os três e os cinco por cento.

"Por isso, deveríamos estabelecer um limite, [que] só permitisse uma subida de três por cento do yuan este ano, no máximo", sublinha Wang Yong.

"Na actualidade, o Japão, a União Europeia, a Austrália, a Coreia do Sul, o Brasil e alguns outros países já estão a intervir nos mercados de divisas, para lidar com a valorização das moedas locais".

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rapariga vítima de bullying morre após chegar da escola


Uma jovem asmática de 12 anos, Holly Stukey, morreu nos braços do pai após regressar da escola, na cidade de Bridgend, no Reino Unido. A rapariga era vítima de bulliyng no meio escolar, facto que as autoridades estão a investigar, refere o site do canal televisivo «Skynews».

A rapariga chegou a casa com queixas de dores no peito, tendo falecido de seguida. Abalados com a morte subida, os pais estão convencidos que a filha foi vítima de bulliyng. Clive e Lee Stukey encontraram várias cartas escondidas pela filha onde esta descreveu meses de tortura na escola que frequentava. O pai da jovem entregou às autoridades os nomes de 13 alunos referidos nas cartas da filha.

A «Skynews» refere que esta morte não está a ser tratada pelas autoridades como um homicídio, mas que a estão a ser investigadas as circunstâncias da sua morte.

sábado, 2 de outubro de 2010

Parceria entre Facebook e Skype

Uma parceria entre o Facebook e a empresa Skype (empresa telefónica via Net) está a ser discutida.

Assim sendo, os usuários do Facebook podiam usar o Skype através das suas contas.

«Permitir conversas de voz e vídeo no Facebook seria um processo lógico para a parceria», diz fonte próxima do assunto.

Gémeas mais velhas do mundo comemoram 100 anos


As gémeas mais velhas do mundo celebraram este sábado o seu 100º aniversário na Bélgica.

Marie Hendrix, que foi professora, e Gabrielle Vautremer, que era chapeleira, comemoraram a data no lar onde vivem.

As gémeas ainda têm de fazer o pedido para entrar no Guinness.

Parabéns a ambas...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Convocatória para a Selecção Nacional


As grandes novidades da primeira convocatória de Paulo Bento para os dois próximos encontros da Selecção Nacional são as chamadas de João Pereira e Paulo Machado, que assim se podem estrear com a camisola das 'Quinas'.

Destaque ainda para os regressos de Carlos Martins, Helder Postiga e Rui Patrício.

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Eduardo (Génova), Beto (FC Porto)e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: Fábio Coentrão (Benfica), Ricardo Carvalho (Real Madrid), Bruno Alves (Zenit), Rolando (FC Porto), João Pereira (Sporting) e Sílvio (Sp. Braga).

Médios: Carlos Martins (Benfica), Raul Meireles (Liverpool), João Moutinho (FC porto), Paulo Machado (Toulouse), Miguel Veloso (Génova), Pepe (Real Madrid) e Tiago (Atlético Madrid).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hugo Almeida (Werder Bremen), Danny (Zenit), Hélder Postiga (Sporting), Varela (FC Porto), Liedson (Sporting)e Nani (Manchester United).

A Selecção Nacional vai defrontar a Dinamarca no dia 8 e quatro dias depois desloca-se à Islândia.