terça-feira, 30 de março de 2010

Estado poupa 80 milhões com congelamento das deduções do IRS


Manutenção do valor do referencial das deduções nos 475 euros vai afectar todos os contribuintes, em todos os escalões de rendimentos.

O congelamento das deduções dos contribuintes vai render aos cofres do Estado 80 milhões de euros. O valor foi avançado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, no programa da TVI, Contas à Vida. A medida foi anunciada no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e vai aplicar-se a todos os contribuintes, reduzindo, na prática, o valor que cada contribuinte pode deduzir.

A consultora KPMG fez algumas simulações para o Diário Económico para perceber quanto é que as famílias vão perder com esta medida. Assim, um casal com filhos, com despesas de educação, encargos com lares e com as respectivas deduções pessoais, vai ficar penalizados em 98,75 euros, independentemente do escalão, sendo que a medida vai afectar sobretudo famílias com rendimentos superiores a 24,5 mil euros anuais. Segundo as simulações - feitas com base nos valores disponíveis para 2010 - quer a família que ganha 24,5 mil euros ou a que receba 250 mil euros, o impacto será sempre o mesmo - de 98,75 euros. Já no caso de contribuintes com deficiência, a penalização será maior, em 198,75 euros, também independentemente do escalão onde se inserem.

in "sapo online"..

Sem comentários:

Enviar um comentário