De acordo com o Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (EU), em 2010, Portugal é o nono pais mais pobre dos 27.
Por cá, os últimos dados relativos à pobreza divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2009 (relativos a 2008) e apontam para quase 18 por cento da população em risco de pobreza. Mas todos acreditam que o número já foi há muito ultrapassado.
De acordo com o INE, os números relativos à pobreza até estavam a diminuir, mas a realidade alterou-se, com o desemprego acima dos 10 por cento e cada vez mais cortes nas prestações sociais. A população em risco de pobreza rondará já os 2,5 milhões de portugueses.
As instituições de solidariedade social garantem que o problema cresce a cada dia. Os novos pobres, aqueles que tendo emprego e uma vida estável deixam de ter condições para fazer face às despesas do dia-a-dia, são cada vez mais uma realidade. Os cortes de salário, aumento de IRS, aumento do IVA e cortes no abono de família, por exemplo vão certamente trocar as voltas a muitas famílias portuguesas.
afinal ta a correr bem...antes era a grecia a unica atras de nos e agora ja sao 8 atras de nos...oqc onde isto vai parar...vamos portugal levantar o explendor
ResponderEliminar