segunda-feira, 19 de julho de 2010

Homem reclama posse de 84% do Facebook

Paul D. Ceglia, um vendedor de combustível norte-americano, veio esta terça-feira, reivindicar a posse de 84% do Facebook. Alega que assinou um contrato com Mark Zuckerberg para a construção de um site em troca de 50% dos lucros.

A data do contrato que Paul diz ter assinado, a 28 de Abril de 2003, coincide com relatos da criação do Facebook.

O contrato em causa atestaria que Paul se comprometia a criar um site, do qual receberia 50% dos lucros que este obtivesse no futuro, e ainda 1% por dia até concluir o seu trabalho.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, criou o Facemash, uma espécie de antecessor da rede social, que mais tarde, em Fevereiro de 2009, veio a ser registada por este como thefacebook.com.

Contudo, este não quis responder às acusações feitas por Ceglia, alegando que esta reivindicação é ridícula.

Segundo o WST, já foi interposta uma acção em tribunal por parte de Paul D. Ceglia, o que impediu, temporariamente, a transferência de activos do Facebook. O caso será agora enviado para o Tribunal Federal.

No entanto, este caso pode não ter nenhum tipo de repercussão, pois o período de limitações, de seis anos, já foi ultrapassado. Este período é um prazo que o Estado concede para a apresentação de queixas contra um processo, após o qual o caso prescreve.

Paul D. Ceglia já esteve em tribunal, em 2009, acusado de fraude a clientes da sua empresa de combustíveis. Este caso ainda está em curso.

Também não é a primeira vez que Mark Zuckerberg enfrenta um processo. Em 2009, foi acusado por dois ex-colegas da faculdade de ter usurpado deles a ideia que deu origem ao site. A sentença obrigou Zuckerberg a pagar-lhes 20 milhões de dólares em dinheiro e 45 milhões em acções.


Ps1: Se era dono de 84% porque só agora veio pedir a sua parte?

Ps2: Será que eu não posso ter só 1%/ano dos lucros da Facebook? heheheh

Sem comentários:

Enviar um comentário