terça-feira, 26 de outubro de 2010

Polvo Paul morreu


O polvo Paul, que ficou célebre no Mundial2010 de futebol por acertar os vencedores dos jogos da Alemanha e já na fase a eliminar também de outras equipas, morreu.

"Parece que ele morreu de forma suave durante a noite, de causas naturais", explicou a direcção do aquário alemão.

O molusco, residente no aquário marinho de Oberhausen, tinha pouco mais de dois anos e meio, a esperança de vida de um polvo é de três anos, começou a ser notícia em todo o Mundo pela perfeição das suas previsões.

Inicialmente apenas usado para os jogos da Alemanha, o polvo Paul era colocado perante duas caixas, cada uma com mexilhões dentro, com os símbolos das selecções oponentes e aquela que escolhia foi sempre a vencedora.

Paul já tinha sido utilizado no Euro2008, falhando a previsão da final, em que a Espanha venceu a Alemanha.

A sua grande projecção aconteceu então na África do Sul, com o momento em que escolhia a caixa a passar em várias televisões mundiais, e Paul a "identificar" antecipadamente os vencedores.

O polvo "previu" a eliminação da Alemanha nas meias finais, frente à Espanha, num registo seguido por 20 televisões internacionais, e a conquista do terceiro lugar pelos germânicos.

Chamado a prever oito jogos do campeonato, o polvo Paul "adivinhou" ainda a vitória da Alemanha perante a Inglaterra, nos oitavos de final, e sobre a Argentina, nos quartos, além de apontar o campeão mundial Espanha, que venceria a Holanda.

Nascido em 2008 em Weymouth, em Inglaterra, antes de ser transferido para a Alemanha, Paul viu ser erguida em sua honra uma estátua em bronze com a sua imagem, além de ter sido nomeado "cidadão honorário" de Carballiño, em Espanha.

Também o aquário de Oberhausen beneficiou com a popularidade de Paul, aumentando as suas receitas com a "marca do polvo", nomeadamente com motivos em vestuário e em aplicações para telemóveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário