
Manutenção do valor do referencial das deduções nos 475 euros vai afectar todos os contribuintes, em todos os escalões de rendimentos.
O congelamento das deduções dos contribuintes vai render aos cofres do Estado 80 milhões de euros. O valor foi avançado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, no programa da TVI, Contas à Vida. A medida foi anunciada no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e vai aplicar-se a todos os contribuintes, reduzindo, na prática, o valor que cada contribuinte pode deduzir.
A consultora KPMG fez algumas simulações para o Diário Económico para perceber quanto é que as famílias vão perder com esta medida. Assim, um casal com filhos, com despesas de educação, encargos com lares e com as respectivas deduções pessoais, vai ficar penalizados em 98,75 euros, independentemente do escalão, sendo que a medida vai afectar sobretudo famílias com rendimentos superiores a 24,5 mil euros anuais. Segundo as simulações - feitas com base nos valores disponíveis para 2010 - quer a família que ganha 24,5 mil euros ou a que receba 250 mil euros, o impacto será sempre o mesmo - de 98,75 euros. Já no caso de contribuintes com deficiência, a penalização será maior, em 198,75 euros, também independentemente do escalão onde se inserem.
in "sapo online"..
Sem comentários:
Enviar um comentário