terça-feira, 30 de março de 2010

Perda de gelo na Gronelândia


Um estudo de investigadores americanos revela que o desaparecimento do gelo que cobre a Gronelândia e que começou na região sul está alastrar, afectando já a costa Noroeste da ilha.

O degelo das massas geladas nas zonas mais frias do planeta devido ao aumento das temperaturas é um fenómeno global e na sequência de notícias que dão conta da dimensão do fenómeno na Antárctida surge agora um alerta para o que está a ocorrer na Gronelândia.

De acordo com os resultados de um estudo levado a cabo por investigadores americanos o degelo que começou na zona Sul da ilha do Árctico está a alastrar e, desde final de 2005, já está a afectar a costa Noroeste.

Segundo Isabella Velicogna, cientista da NASA e que participou no estudo “Estas alterações na camada de gelo da Gronelândia estão a ocorrer de forma rápida e claramente estamos a perder mais massa do prevíamos.”

Os autores do estudo especulam que o degelo na zona noroeste da Gronelândia se deve ao deslizamento dos glaciares da região em direcção ao mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário